sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

“Este negócio de pastoras ainda não tá dando certo”




Quando cheguei em Ivoti, para o “Exame de seleção” ao final do ano de 1975, de cara encontrei a Sílvia na fila de espera. Seríamos chamadas a qualquer momento. 
Ela dizia de cabeça erguida:
-  Eu vou ser pastora. Vou cursar o IPT (Instituto Pré Teológico).

Eu expliquei para ela que eu antes faria o  curso para professora catequista e depois eu faria a Faculdade de Teologia. Eu disse que este era o conselho de um pastor que tinha dito que “este negócio de pastoras ainda não tá dando certo”.

Na sala do “Exame”, os professores me garantiram que “esse negócio de pastoras estava dando certo, sim” e que eu tinha mesmo a vocação para ser pastora. Saí da sala com o coração batendo mais forte do que nunca e no corredor encontrei não só a Sílvia, mas também a Marli, ambas felizes, na certeza de estarmos iniciando um bom período de convivência. 

No início de 1976, iniciamos no IPT o primeiro ano do Ensino Médio como se diz hoje. Éramos as únicas meninas da turma. Nos juntamos a outras que estavam já no segundo ano, quatro delas que passaram a morar com a gente. Eram  Loraci Kopp, Leni Schneider, Merlinde Naue e Hildegard Stumm (esta lamentavelmente já falecida).

Nós,  “as sete meninas do Prô”,  passamos a morar no segundo piso daquela casa em frente ao portão principal do então prédio do IPT. Carlos Möller morava no térreo, cuja esposa Cláudia passou a ser também nossa amiga.

Eu desafio minhas outras companheiras a escreverem relatos sobre aqueles dois anos que moramos juntas. Quero inclusive desafiar aquelas companheiras que decidiram não entrar na faculdade de Teologia, nos falando dos seus motivos.

Para finalizar, eu lembro que este foi o ano de 1976, ano em que Rita Panke conclui o Bacharelado em Teologia na Faculdade de Teologia, hoje EST.
 Louraini Christmann, Lola, Horizontina

Nenhum comentário:

Postar um comentário