terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pode!


Quando eu cheguei no IPT (Instituto Pré Teológico) no Morro do Espelho de São Leopoldo, cheguei com minha mala cheia de sonhos e de saias.
Cheguei menina virando mulher, nos meus quase 18 anos, no início do ano de 1976.
Ao desfazer a mala, tentei logo colocar cada sonho no seu devido lugar, para que continuassem sonhando, e cada saia...  Uma das saias nem guardei. Usei quando fomos juntas tomar a primeira refeição no refeitório.

- Tu vais usar saia?
- Vou! Não pode?
- Não. Não pode! Nós não usamos saias aqui!

Apavorado, o meu olhar se refugiou nos olhares de Sílvia e  Marli, minhas colegas “novatas”. As duas me olharam com aqueles olhares de “Pode!”, que eu nunca mais esqueci.

E assim eu pude.
E assim nós pudemos.
As nossas saias e os nossos sonhos puderam tanto
Sílvia Genz, Marli Lutz, Loraini Christmann - pastoras hoje
E tantos tabus quebramos juntas
Com nossos olhares de “pode!”
Com nossos ouvidos de “pode!”
Com nossos sentidos de “pode!”

E estamos “podendo” tanto
Já há tantos anos,
Com a graça de Deus!

Pode?

Pode!!!


 Louraini Christmann, Lola, Horizontina

Nenhum comentário:

Postar um comentário